domingo, 23 de maio de 2010

...e o homem criou....o Genoma!


O mundo das ciências tecnológicas está mesmo rompendo todas as fronteiras. O projeto Genoma está aí como mais uma prova. Muitas das tecnologias exibidas nos filmes e descritas nos livros de ficção de décadas atrás já são realidade a muito tempo. Onde esses avanços vão dar é que são elas...No mundo da informática estamos na era dos “E´s”: e-comerce, e-bussines, e-mail, e-book, e-music, e-tarot...Se você preferir, nem precisa mais sair de casa para fazer uma sessão de terapia. E a tal realidade virtual está em todo lugar.  Pode-se viajar, namorar, casar e até ter filhos virtuais. No entanto, já ouvi até um cientista afirmar que não existe realidade virtual. “Ou é virtual ou é real.”...Tem lógica...

Os avanços tecnológicos têm se mostrado tão acelerados que existem até programas de computador capazes de fazer previsões a partir do que é escrito na internet. Um deles é o Web Bot Project, que já previu até o fim do mundo. Que aliás, é para 21/12 de 2012....a mesma data que foi exibida no famoso filme “2012”. Não acredito em previsões. Mas, imaginar a possibilidade de se concretizarem dá um certo calafrio. Afinal, muitas das coisas que já foram escritas ou filmadas, coincidentemente ou não, já se realizaram. Entretanto, não é a data do final do mundo em sí que incomada e sim, o final do mundo propriamente dito.

Decerto deve haver um “ponto final” para o mundo que conhecemos hoje. Principalmente se todo organismo vivo tem vida “útil” (se é que podemos definir assim) limitado. Inclusive alguns cientistas afirmam que o fim do mundo não será (ou está sendo) provocado pelo homem e sim, porque a vida “útil” dele tem um tempo de duração assim como nós, e está se esgotando. Independente da data, acho que o que mais assusta é imaginar COMO o mundo pode acabar: Catástrofes ambientais, alterações climáticas....Nem incluo na lista a 3º guerra mundial, porque aí não seria o fim do mundo, mas sim o fim da humanidade (o que é muito diferente). É aí que está a questão: será que o mundo vai mesmo acabar? Ou nós (incluo em “nós” todos os seres vivos deste planeta) é que vamos dar adeus à ele?

Aldous Huxley em seu livro Admirável Mundo Novo faz previsões análogas ao que já vivenciamos hoje em dia (embora muitos não percebam). O poder nas mãos de pouquíssimos que controlam todo o resto ao seu bel prazer, utilizando principalmente a manipulação genética (hummmm!!!??? qualquer semelhança pode não ser mera coincidência). Com a alta tecnologia utilizada pelos chamados “administradores” na ficção do autor, é possível criar espécies humanas conforme as mais variadas necessidades dos governantes. As vidas geradas são, desde a sua “criação”, induzidas genética e emocionalmente a se tornarem os indivíduos necessários para sociedade de acordo com o estabelecido pelos “administradores”. O livro ainda descreve o absurdo que é para eles (personagens) imaginar a fecundação por meios “convencionais” e a criação dos filhos como de responsabilidade dos próprios pais e não do governo. Pensamento até coerente para realidade deles, visto que a fecundação é algo em torno de 17 mil seres por vez (com disputa entre os laboratórios para ver quem gera mais indivíduos), todos iguais, divididos por setores (futuras castas) e identificados por letras. O livro é ótimo, mas assombroso. Principalmente agora. Recomendo muito.
  
Premunição ou não, devemos atentar que também é assombroso a forma padronizada como as informações são divulgadas pela mídia..Alguns meios de comunicação, vez por outra, até tentam realizar algum tipo de debate entre pessoas com diferentes perspectivas sobre temas variados. Porém, devemos convir que ninguém quer saber de pensar. Todo mundo quer o “pacote” completo: a informação em si e a orientação sobre o que fazer com ela (o que pensar a respeito). Como se fosse um bônus. Dessa maneira não é preciso “perder” tempo pensando. Mais ou menos como o descrito no livro que mencionei anteriormente. Com o projeto Genoma foi assim. Todos os meios de comunicação publicaram praticamente a mesma informação sobre o tema. Alguns com certos questionamentos, mas todos enfatizaram a grandiosa conquista cientifica e seus benefícios para toda a humanidade. Até usaram como exemplo o último acidente com o petróleo derramado na costa americana e como a bactéria sintética poderia colaborar para resolver o problema. Em outras palavras, eles queriam dizer que a grande descoberta estará disponível para ajudar a solucionar grandes problemas de todos nós. Mas, “nós” quem????

Não sou contra a evolução da ciência. Nem vejo essas conquistas como se os cientistas quisessem brincar de Deus. Muito pelo contrário. Podemos ganhar muito com essa e outras descobertas. Acontece que a maioria dos homens foram ou estão sendo corrompidos pelo poder. Uma das conseqüência da opção pelo sistema capitalista de economia. Essa opção trouxe consigo a era da ostentação e a “Lei” do “pode mais quem tem mais”.  Dessa forma nunca se sabe nas mãos de que tipo de mente governante essa tecnologia pode cair. Tecnologia que pode vir a se tornar arma biológica. Além disso, cientistas mais ponderados alertam que ainda não é possível prever como essas células podem reagir quando forem liberadas na natureza. Por isso, deve ser obrigação de todos acompanhar, inspecionar e monitorar a direção que está sendo dada para essa e outras pesquisas tão admiráveis e perigosas quanto. Como fazer isso? Aí é uma questão de exercitar o cérebro: pensar. E depois fazer valer o desejo da humanidade como um todo, como na época de escola...quem sabe. Utopia ou não, se somos imagem e semelhança de Deus, parece que no quesito criação estamos seguindo seus passos direitinho. E é bem provável que alguém venha a querer o lugar dele rapidinho.

Eliana Sfalsin
filósofa ocasional...rsrs


Fontes pesquisadas:
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo