Bom dia, galera!
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
Felicidade para elas, e para os
pais que se derretem em ver os sorrisos de seus pimpolhos já vendo e abrindo as
embalagens de presente; Infelicidade pra nossa conta bancária; E felicidade
para o comércio se as vendas atenderem as expectativas, já que essa data serve
como termômetro (ou sinalizador) para as vendas de fim de ano. O Dia das
crianças é mais uma data capitalista pra fazer o comércio movimentar e lucrar e
para que se prepare para as vendas de natal.
Pra quem não sabe, o dia mundial
das crianças é dia 20 de novembro. A UNICEF reconheceu e oficializou essa data
por ter sido o dia da aprovação da Declaração dos direitos da criança em 1959.
Mas a data varia de país pra país (e acredite, são várias datas).
Não se sabe ao certo porque o
deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que
estabelecia essa nova data comemorativa. Mas o Rio de Janeiro ter sediado o 3º
Congresso Sul-Americano da Criança no ano anterior pode ter sido uma uma
inspiração.
Uma campanha de larga chamada que
surgiu da parceria de uma grande empresa de brinquedos e outra de produtos para
higiene infantil, fez com que a data alavancasse vendas e então se tornasse
lembrada nos anos seguintes como estratégia comercial.
Data comercial ou não, isso é o
que pouco importa nesse dia. Assim como no dia das mães, dos pais, dia dos
namorados, Natal, o que todos querem é uma “desculpa”, um motivo pra fazer
pessoas a quem queremos muito bem sentirem-se realmente especiais, visto ser
humanamente impossível fazer isso todos os dias. E se quem criou essas datas
foram estrategistas empresariais, tanto faz. Afinal, as oportunidades nascem de
necessidades.