sábado, 12 de outubro de 2013

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!



Bom dia, galera!

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Felicidade para elas, e para os pais que se derretem em ver os sorrisos de seus pimpolhos já vendo e abrindo as embalagens de presente; Infelicidade pra nossa conta bancária; E felicidade para o comércio se as vendas atenderem as expectativas, já que essa data serve como termômetro (ou sinalizador) para as vendas de fim de ano. O Dia das crianças é mais uma data capitalista pra fazer o comércio movimentar e lucrar e para que se prepare para as vendas de natal.

Pra quem não sabe, o dia mundial das crianças é dia 20 de novembro. A UNICEF reconheceu e oficializou essa data por ter sido o dia da aprovação da Declaração dos direitos da criança em 1959. Mas a data varia de país pra país (e acredite, são várias datas).

Não se sabe ao certo porque o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. Mas o Rio de Janeiro ter sediado o 3º Congresso Sul-Americano da Criança no ano anterior pode ter sido uma uma inspiração.

Uma campanha de larga chamada que surgiu da parceria de uma grande empresa de brinquedos e outra de produtos para higiene infantil, fez com que a data alavancasse vendas e então se tornasse lembrada nos anos seguintes como estratégia comercial.

Data comercial ou não, isso é o que pouco importa nesse dia. Assim como no dia das mães, dos pais, dia dos namorados, Natal, o que todos querem é uma “desculpa”, um motivo pra fazer pessoas a quem queremos muito bem sentirem-se realmente especiais, visto ser humanamente impossível fazer isso todos os dias. E se quem criou essas datas foram estrategistas empresariais, tanto faz. Afinal, as oportunidades nascem de necessidades.